InforPró especializados no comércio de Partes e Peças Novas e Seminovas de Servidores.

INFORPRÓ

Blog

Perguntas frequentes sobre Servidores

Perguntas frequentes sobre Servidores

Publicado em 30/07/2021

Reunimos nesse conteúdo as perguntas mais frequentes sobre Servidores! Por isso, se você tem dúvidas a respeito da funcionalidade dos servidores, suas aplicações, manutenção e mais, esse conteúdo foi feito para você!

 

Confira todas as perguntas que responderemos nesse conteúdo:

- O que é um servidor?

- Quais tipos de servidores existem?

- Quais são os formatos dos servidores?

- Qual tipo de manutenção o servidor precisa?

- O que deve ter na infraestrutura que acomoda o servidor?

Boa leitura!


 

O que é um servidor?

Um servidor é um equipamento semelhante a um computador, com uma performance e um desempenho superior, destinado a realizar atividades específicas que foram destinadas à ele, suportando diversos usuários na mesma rede.

Ele é um grande otimizador dos processos internos da empresa, sendo essencial na centralização das operações e no armazenamento de arquivos e dados de forma segura e estável.

O servidor é equipado com processadores potentes, bancos de memória, portas de comunicação e compartilhamento, hard disks internos ou memórias SSD. Os servidores têm o objetivo de executar programas de maneira centralizada, armazenar e compartilhar arquivos e prestar serviços aos computadores de uma rede (local ou remota).

Por isso, essas máquinas têm em si inúmeros atributos e vantagens, como: confiabilidade, estabilidade, segurança, proteção e elevada funcionalidade.

 

Quais tipos de servidores existem?

Em se tratando de servidores físicos, eles podem ser de dois tipos: dedicados e não dedicados. Observe a diferença entre eles:

Servidores dedicados: servidores físicos próprios destinados a servir exclusivamente a empresa que o possuir, tendo geralmente uma infraestrutura própria que acomoda a máquina.

Servidores não dedicados: servidores físicos que estão hospedados em ambientes compartilhados com outras empresas, sendo acomodado em infraestruturas como datacenters.

Eles realizam diversas funções, que irão depender do uso e da empresa em que está alocado. Alguns exemplos de usos para os servidores são:

- hospedagem de sites;

- armazenamento de arquivos;

- fornecimento de aplicações ERP para a empresa;

- servidores de e-mails;

- banco de dados;

- sistemas de pagamentos;

- serviço de telefonia; etc.

Os servidores são especializados em facilitar os processos da empresa, oferecendo serviços de alta performance na sua utilização para qualquer finalidade a que foram destinados.

 

Quais são os formatos dos servidores?

Os servidores podem ser de três formatos diferentes: torre, rack e blade. A escolha para cada um dos formatos irá depender da sua aplicação e das características da empresa que o irá possuir, por exemplo:

 

Servidor Torre: 

Esse tipo de servidor possui uma arquitetura mais simplificada, com as dimensões correspondentes a de um gabinete de computador de mesa. Por isso, esse formato de servidor, como mencionamos em uma das postagens das nossas redes sociais (siga-nos: @inforproservidores), é ideal para empresas de pequeno porte. As configurações dessa máquina irão depender do produto comprado pela empresa (armazenamento, processamento, configuração de hardware, etc.).

 

Servidor Blade:

O servidor blade, diferentemente do servidor torre, é bem menos robusto. Ele tem um formato fino, com o objetivo de poder ser inserido nas entradas do gabinete, e geralmente é utilizado para hospedagem de serviços da internet. A empresa que adquirir esse formato de servidor tem, na verdade, um conjunto de servidores blade, para usufruir de vários processadores e módulos de armazenamento, somado à facilidade encontrada na expansão do sistema (através de novos blades).

 

Servidor Rack:

Esse formato de servidor é voltado para estruturas mais complexas, para empresas de grande porte. Esse tipo de servidor necessita de uma infraestrutura de acomodação mais equipada, como veremos em uma das próximas perguntas a seguir.

 

Por isso, para a necessidade de cada empresa, há um tipo de servidor ideal para ela. Se você tem dúvidas sobre qual é o servidor que trará o melhor custo benefício para o seu negócio, basta entrar em contato conosco e falar com um dos nossos especialistas.


 

Qual o tipo de manutenção que o servidor precisa?

As manutenções são um conjunto de práticas que visam melhorar a produtividade e o rendimento dos equipamentos de uma empresa. Manter manutenções preventivas, em especial, trazem inúmeras vantagens para o negócio, como: a melhoria na performance do servidor, a diminuição (ou eliminação) da lentidão na máquina, evita travamentos, aumenta a vida útil do servidor, evita superaquecimentos e indisponibilidade, e também, prejuízos.

Algumas manutenções que devem ser feitas regularmente no servidor são:

- Atualização do sistema (software)

- Atualização do hardware, que resulta em alta performance contínua da máquina

- Checar o funcionamento do antivírus todos os dias, para evitar que seja afetado por algum malware

- Fazer backups e atualizações do sistema

- Conferir o funcionamento da rede de computadores

- Checar a temperatura do local que acomoda as máquinas

- Manter a higienização da máquina

- Realizar upgrades nos servidores (temos um conteúdo sobre "Quando eu devo fazer um upgrade no meu Servidor?", para acessá-lo, clique aqui).

- Verificar a situação dos no-breakers

Várias medidas de manutenção dos servidores têm a ver com a infraestrutura do local. Isso ocorre porque ela influencia diretamente no desempenho e vida útil da máquina, sendo necessário, portanto, dar a acomodação adequada para esse sistema.

 

O que deve ter na infraestrutura que acomoda o servidor?

Para garantir a alta performance e o prolongamento da vida útil do servidor, ele necessita estar acomodado em um local que possui uma infraestrutura própria para isso (podendo ser na própria empresa ou não).

Esse local precisa ter algumas características próprias, como:

- Estrutura de acomodação do servidor, em que possa ser colocada a máquina, e que possa também acomodar o cabeamento com segurança.

- Climatização adequada para manter a temperatura do ambiente resfriada, para evitar o superaquecimento do servidor (é natural que essa máquina gere calor, por isso, é importante manter a temperatura externa mais fria).

- Sistemas de energia ininterruptos, podendo ser ligados a dois ou mais sistemas de rede e contar com geradores de energia, nobreaks, etc.

- Sistemas de segurança, que visam proteger a máquina tanto fisicamente (como incêndios), quanto de ataques de malwares, etc.

- Além de tudo isso, é importante também a adoção de medidas de proteção do espaço físico, como câmeras de vigilância e controle de acesso ao local, uma vez que essa máquina acomoda uma grande quantidade de dados da empresa, dos colaboradores, dos clientes, etc.

Vale lembrar também que algumas empresas optam por utilizar infraestruturas destinadas à acomodação de servidores, em espaços chamados datacenters. 

 

Se você possui mais alguma dúvida sobre os servidores e como eles podem contribuir para a sua empresa, entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você.

A InforPró é especialista em servidores! Somos uma empresa focada em fornecimento de peças, servidores e prestação de serviços para essas máquinas com a mesma credibilidade que os grandes fabricantes, porém mantendo preços competitivos e entregas rápidas e descomplicadas.

 

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

- Acidentes com servidores: o que pode gerar a indisponibilidade da máquina?

- Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão em servidores

- Se você faz apenas manutenções corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo!

- É possível fazer manutenção com o servidor em funcionamento?

- Uma garantia para o seu servidor faz toda a diferença!

 




 

Server Protect


O Server Protect é a garantia extra para Servidores e Parques de TI da InforPró que traz ao TI uma tranquilidade difícil de ser imaginada.