InforPró especializados no comércio de Partes e Peças Novas e Seminovas de Servidores.

INFORPRÓ

Blog

Se você faz apenas Manutenções Corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo!

Se você faz apenas Manutenções Corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo!

Publicado em 08/04/2021

Muitas empresas têm o hábito de realizarem apenas manutenções corretivas nos seus servidores. Porém, esse hábito pode trazer prejuízos financeiros e colocar em risco a produtividade da empresa.

Por isso, esse conteúdo irá te ajudar a compreender melhor sobre a importância das Manutenções Preventivas, que irão fazer toda a diferença para os servidores da sua empresa.

 

Você irá conferir:

- A importância da regularidade das Manutenções nos servidores

- 7 motivos para fazer manutenção em servidores

- O que é uma Manutenção Corretiva?

- O que é uma Manutenção Preventiva?

- Vantagens da Manutenção Preventiva

- A InforPró tem o melhor serviço de manutenção de servidores!

 

Boa leitura!

 

A importância da regularidade das Manutenções nos servidores

O tempo de uma manutenção não é um tempo gasto, é um tempo investido.

As manutenções são um conjunto de práticas para melhorar a produtividade e o rendimento dos equipamentos de uma empresa. Nos servidores, as manutenções podem gerar inúmeros benefícios para o negócio.

Porém, não basta realizar manutenções de última hora, apenas quando um problema inesperado acontece ou está para acontecer.

Nesse momento, provavelmente o servidor já está lento, sobrecarregado, com um aquecimento perigoso… ou seja, o rendimento da sua empresa já foi afetado pela falta de manutenção do seu servidor.

Sim, o problema pode ser resolvido. Mas o custo que você terá para resolver o problema agora é muito maior do que se tivesse resolvido antes.

Por isso, manter a regularidade das manutenções no servidor é essencial para garantir que ele esteja sempre funcionando em seu máximo desempenho.

 

7 motivos para fazer manutenções em servidores

Separamos 7 motivos para você ter certeza que fazer manutenções regulares no seu servidor é o melhor caminho para a sua empresa:
 

1. Melhoria na performance do Servidor

A performance e o desempenho do seu Servidor serão muito maior se ele estiver funcionando com a total capacidade de processamento dele. Isso só é possível se as manutenções estiverem acontecendo de forma regular.
 

2. Menos lentidão

A agilidade do servidor é o resultado nas manutenções regulares. A lentidão dele pode afetar a produtividade da empresa (e também, deixa a gente mal humorado, né?).
 

3. Evitar travamentos

Os travamentos também é uma consequência de um servidor que está funcionando de maneira sobrecarregada. Ele também pode ser a consequência de um servidor desatualizado, e afeta diretamente toda a operação da sua rede de computadores.
 

4. Maior vida útil do servidor

Com a regularidade das manutenções, a vida útil do servidor é prolongada, o que comprova que manutenção é investimento no servidor, e não gasto.
 

5. Evitar superaquecimentos

O superaquecimento do servidor é um risco que pode ser facilmente evitado com a manutenção correta do equipamento e também a manutenção da infraestrutura que acomoda o servidor (com um sistema de refrigeração, por exemplo).

Caso ocorra o superaquecimento, a memória ou a placa-mãe do servidor pode ser afetada, o que compromete o funcionamento do servidor.

 

6. Menos prejuízos financeiros

Manutenções feitas de última hora, quando o servidor e a empresa já foram afetados, tendem a ter um custo muito maior do que manter o bom funcionamento do servidor com as manutenções periódicas.

 

7. Evita a indisponibilidade de serviço

É comum que, quando há a manutenção de última hora nos servidores, é comum que o serviço fique temporariamente indisponível. Isso pode gerar a perda de clientes e a diminuição de vendas (além disso, também causa uma má impressão para o serviço, né?).

 

O que é uma Manutenção Corretiva?

A Manutenção Corretiva dos servidores é aquela feita para corrigir problemas ou falhas que já aconteceram no servidor.

Dessa forma, a Manutenção Corretiva não é programada para acontecer, e pode envolver medidas mais drásticas e custos mais altos para a empresa.

Assim, a Manutenção Corretiva sem planejamento deve ser evitada ao máximo.

 

O que é uma Manutenção Preventiva?

A Manutenção Preventiva é aquela feita para prevenir problemas nos servidores. As intervenções feitas através da Manutenção Preventiva são, na maior parte das vezes, programadas para acontecer e independem de falhas nos servidores.

Esse tipo de manutenção com planejamento prévio é ideal para que a empresa se programe para que isso aconteça, sem ter que afetar os colaboradores e a produção por conta disso.

Algumas manutenções preventivas, por exemplo, são programadas no período da madrugada, e assim nenhum processo da empresa é afetado.

 

Vantagens da Manutenção Preventiva

A principal vantagem de realizar Manutenções Preventivas nos servidores é que, com as vistorias e procedimentos programados, pode-se ter um planejamento financeiro para realizar possíveis substituições de equipamentos, peças, sistemas, etc.

Além disso, os problemas são encontrados em fase inicial, ou seja, pode ser corrigido com custos muito menores do que poderia ser, se não houvesse a Manutenção Preventiva.

Assim, ao realizar Manutenções Preventivas ao servidor, também é possível diagnosticar com prontidão possíveis ameaças à segurança do servidor.

O servidor contém inúmeros dados e informações sobre a empresa e seus colaboradores, portanto, mantê-lo sempre seguro é imprescindível para qualquer negócio.

Outras vantagens de se fazer manutenções preventivas em servidores são: a economia de tempo e a garantia de estabilidade do servidor.

 

Que tipo de manutenção o Servidor precisa

Uma das manutenções que o servidor precisa é de atualização. E, quando se fala nisso, a primeira coisa que geralmente vem à cabeça é a atualização do sistema, ou seja, do software.

Manter o software atualizado é importante, mas não substitui a atualização do hardware, que frequentemente é esquecida.

O baixo desempenho dos equipamentos pode ser resultado da desatualização do hardware do servidor, pois ele é essencial para o bom funcionamento e desempenho do servidor.

Além disso, algumas medidas de manutenção que devem ser tomadas, são:

- Checar o funcionamento do antivírus todos os dias

- Fazer backups e atualizações do sistema

- Conferir o funcionamento da rede de computadores

- Checar a temperatura do local que acomoda as máquinas

- Realizar upgrades nos servidores (temos um conteúdo sobre "Quando eu devo fazer um upgrade no meu Servidor?", para acessá-lo, clique aqui).

- Verificar a situação dos no-breakers

Assim, essas medidas de manutenção da sua máquina e da infraestrutura fará com que o servidor funcione sempre com a máxima capacidade e desempenho.

 

A InforPró tem o melhor serviço de manutenção de servidores!

A nossa missão é garantir que o seu servidor esteja funcionando sempre com máxima estabilidade!

Nossos serviços de garantia são oferecidos mesmo que o servidor não esteja mais na garantia do fabricante.

Por isso, temos serviços de garantia exclusivos da InforPró. Conheça eles:

 

- Server Protect

Esse serviço garante a agilidade e o suporte necessários para o seu servidor. Se alguma peça apresentar um defeito ou uma falha de funcionamento, basta apenas 1 email, e nós enviaremos outra peça para você. Sem burocracias complicadas e demoradas!

A operação para a troca de peças é no local, sendo feita com a maior agilidade possível (no prazo máximo de somente 1 dia). Isso é possível pelo fato de que temos um estoque pronto para casos como esse.

Para saber mais sobre o Server Protect, clique aqui.

 

- Garantia Pró

Se uma peça apresentar problemas, faremos o envio de uma nova peça de imediato. Somente quando o servidor estiver em pleno funcionamento é que pensamos na devolução.

Se ela não funcionar por incompatibilidade, trocamos ou devolvemos o dinheiro na mesma hora.

A Garantia Pró fornece tabém um prazo de 7 dias de compatibilidade para as peças que foram fornecidas pela InforPró.

Para saber mais sobre a Garantia Pró, clique aqui.

 

A Garantia Pró para Servidores:

Além disso, temos também uma Garantia específica para Servidores!

Essa é uma garantia de 2 anos na máquina e suporte remoto diretamente com a pessoa que realizou a venda do servidor, ou seja, a pessoa que você já teve contato e já conhece o seu histórico.

Esse suporte remoto inclui a instalação do hardware, auxílio na instalação do equipamento, upgrades, detecção e diagnóstico de problemas e mais!

 

 

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

É possível fazer manutenção com o servidor em funcionamento?

Uma garantia para o seu servidor faz toda a diferença!

Como fazer com que o seu servidor não tenha uma parada brusca

Servidor: qual tipo escolher para minha empresa?

 

Server Protect


O Server Protect é a garantia extra para Servidores e Parques de TI da InforPró que traz ao TI uma tranquilidade difícil de ser imaginada.