InforPró especializados no comércio de Partes e Peças Novas e Seminovas de Servidores.

INFORPRÓ

Blog

Acidentes com servidores: o que pode gerar a indisponibilidade da máquina?

Acidentes com servidores: o que pode gerar a indisponibilidade da máquina?

Publicado em 20/04/2021

Acidentes envolvendo servidores são uma das causas mais comuns da sua indisponibilidade, o que pode afetar diretamente a empresa.

Quando o servidor está indisponível, a empresa pode parar. O servidor é extremamente necessário para manter a produtividade dos colaboradores, manter o contato com o cliente e gerenciar os projetos do negócio.

Por isso, é importante saber quais são os principais acidentes que provocam o risco de indisponibilidade para o negócio, saber como evitá-los e ter um planejamento caso aconteçam.

 

Neste conteúdo, você vai ver:

- Riscos da indisponibilidade dos servidores para a empresa

- Quais acidentes podem acontecer com os servidores

- Como evitar com que os acidentes aconteçam

- Como garantir a estabilidade do servidor

 

Boa leitura!

 

Riscos da indisponibilidade dos servidores para a empresa

A queda e a indisponibilidade de servidores é a maior dor de cabeça relacionada à máquina que um profissional do TI pode ter. O ideal é manter o servidor estável, seguro e sempre disponível.

Você já tentou acessar o site de uma empresa para conferir seu produto ou serviço, e ele estava fora do ar?

Nesse caso, é normal que a gente dê refresh na página da web 2 ou 3 vezes, e então, partimos para o site de outra empresa. Quando isso acontece, por exemplo, pode ser que o servidor que esteja hospedando o site esteja indisponível.

Os acidentes que geram a indisponibilidade dos servidores podem gerar a perda de clientes para a concorrência, pode afetar a imagem e a credibilidade da empresa e inúmeros outros prejuízos para a empresa. 

 

Quais acidentes podem acontecer com os servidores

Acidentes em servidores podem ser causados por falta de higienização do servidor, umidade excessiva do ambiente, componentes danificados pelo superaquecimento da máquina e até mesmo incêndios gerados por um sistema de refrigeração falho.

Algumas dessas causas são comuns em se tratando de acidentes com servidores. Por isso, listamos elas para que, caso você esteja com algum desses problemas, pode identificar mais rápido possível para evitar agravamentos:

 

1. Superaquecimento do servidor e climatização

O superaquecimento do servidor é uma causa comum da indisponibilidade da máquina. Um dos fatores que gera o superaquecimento do servidor é a climatização incorreta do local, não havendo a infraestrutura de refrigeração que a máquina demanda (com ar condicionado e sistemas de ventilação, por exemplo).

Além disso, uma outra causa para o superaquecimento do servidor é a falta de higienização da máquina, pois o acúmulo de sujeira e poeira no cooler pode afetar a ventilação do servidor e gerar um aquecimento maior do que o esperado.

A umidade excessiva no ambiente pode gerar a danificação de alguns componentes e comprometer dados. O ideal é uma infraestrutura completa dedicada a acomodar o servidor, com sistema de climatização, nobreaks para instabilidades na energia, etc. 

 

2. Problemas no armazenamento

Algumas falhas em servidores podem ser ocasionadas por problemas no servidor de banco de dados, ou a exclusão acidental por algum colaborador. O importante é realizar backups diários de todo o ambiente para a recuperação sem problemas das informações.

Para perdas em bancos de dados, também há a possibilidade de contratar uma plataforma que possibilita rastrear as alterações realizadas pelos usuários do sistema.

Além disso, é preciso escolher um sistema de armazenamento adequado para a empresa, como SSD, SAS ou SATA. Para isso, nossa equipe de especialistas pode te ajudar com essas e outras dúvidas sobre servidores, basta entrar em contato conosco.

 

3. Violações cibernéticas

Ataques e falhas na segurança do sistema podem acarretar em problemas sérios para a empresa. Invasões de hackers podem comprometer dados e informações confidenciais da empresa.

Por isso, é essencial ter um antivírus em todas as máquinas da rede e, se possível, um firewall que gerencie os acessos dos usuários no sistema.


 

4. Falhas humanas

É importante lembrar que nós mesmos ou a nossa equipe pode realizar uma ação que resulte em um acidente que gere a indisponibilidade do servidor, seja no uso não adequado de uma ferramenta ou no desenvolvimento dos sistemas. As falhas humanas podem gerar conflitos, o corrompimento de dados, da segurança, entre outros.

 

5. Mudanças repentinas e em excesso

Um volume muito grande de mudanças no servidor pode acarretar em problemas na execução das tarefas. Nesse caso, o acidente está em não planejar adequadamente as mudanças necessárias no sistema.
 

Como evitar com que os acidentes aconteçam

Esses foram alguns exemplos de alguns acidentes e incidentes que podem gerar a indisponibilidade dos servidores e afetar uma empresa. Mas, para evitar todos os danos possíveis, é essencial que todo negócio possua um Plano de Contingência para a sua área de TI.

Esse Plano de Contingência fará com que a empresa tenha sempre um plano de ação pré estabelecido para cada incidente que possa vir a acontecer.

Além disso, as manutenções regulares da máquina e da infraestrutura de acomodação dos servidores são essenciais para manter o servidor livre de acidentes.

Temos um conteúdo em nosso blog sobre a importância das manutenções nos servidores, mais especificamente, “Se você faz apenas manutenções corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo”. Para acessá-lo, clique aqui.

 

Como garantir a estabilidade do servidor

Atingir a máxima estabilidade do servidor é o alvo de toda empresa. Ter um servidor livre de qualquer acidente que possa gerar a indisponibilidade do sistema, desenvolvendo todos os processos com segurança e tranquilidade é possível!

A InforPró é especialista em servidores! Temos profissionais habilitados que podem dar à sua empresa todo o suporte necessário para que o seu servidor fique livre de acidentes envolvendo manutenção e infraestrutura.

Somos uma empresa focada em fornecimento de peças e prestação de serviços para servidores com a mesma credibilidade que os grandes fabricantes, porém mantendo preços competitivos e entregas rápidas e descomplicadas.

 

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

- Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão em servidores

- Se você faz apenas manutenções corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo!

- É possível fazer manutenção com o servidor em funcionamento?

- Uma garantia para o seu servidor faz toda a diferença!

- Como fazer com que o seu servidor não tenha uma parada brusca

 

Server Protect


O Server Protect é a garantia extra para Servidores e Parques de TI da InforPró que traz ao TI uma tranquilidade difícil de ser imaginada.