InforPró especializados no comércio de Partes e Peças Novas e Seminovas de Servidores.

INFORPRÓ

Blog

Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão do servidor

Causas para um servidor lento e dicas para evitar a lentidão do servidor

Publicado em 15/04/2021

Uma das coisas mais importantes para os servidores é manter a melhor performance possível. Porém, a realidade é que muitas empresas estão com o servidor lento, sem a eficiência e a agilidade que o dia a dia demanda.

 

Um servidor lento e sobrecarregado afeta a produtividade da empresa, demorando para atender as requisições dos usuários, trazendo instabilidade para o sistema ou interrompendo serviços.

 

Por isso, separamos nesse conteúdo todas as informações que você precisa saber para que o seu servidor fique livre da lentidão:

 

- Por que os servidores podem ficar lentos?

- 6 causas mais comuns da lentidão em servidores

- Dicas de como evitar a lentidão em servidores

 

Boa leitura!

 

Por que os servidores podem ficar lentos?

Os servidores são máquinas essenciais para o dia a dia da empresa, tendo funções de centralização de usuários e aplicativos, armazenamento, compartilhamento e controle de acessos com outras máquinas que estiverem conectadas à rede, entre outras funções.

 

Por isso, manter a performance do servidor alta é tão importante para a produtividade da empresa. Essa máquina precisa ser ágil, eficiente e oferecer um alto desempenho, mesmo que haja um aumento na carga de trabalho.

 

A realidade é que muitas empresas estão enfrentando hoje problemas relacionados com a lentidão dos servidores.

 

Eles necessitam de uma memória preparada para não falhar, e principalmente um disco rígido de alto desempenho. Além disso, mudanças no hardware, software ou infraestrutura de rede podem afetar a performance do servidor (temos um conteúdo sobre “Como ter um servidor de alta performance gastando pouco”, para acessá-lo, clique aqui).

 

Por isso, se um desses componentes falhar, a lentidão no servidor é certa (além de outros problemas). Mesmo assim, como identificar as principais causas da lentidão de servidores e como resolvê-las?

 

Continue a leitura!

 

6 causas mais comuns da lentidão em servidores

Separamos aqui algumas causas mais comuns para a lentidão em servidores. Confira:

 

1- Malwares

O surgimento de malwares é um dos grandes perigos em um servidor. Muitas vezes, não se sabe de onde veio, mas ele se instala silenciosamente nas máquinas e se espalha com facilidade, gerando um grande problema.

 

O malware consome uma quantidade muito grande de memórias na sua máquina, limitando recursos e afetando os programas. Logo, o desempenho estará ineficiente e até mesmo as funções vitais do sistema estarão lentas.

 

Por isso, é de extrema importância que, antes de tudo, seja conferida a segurança do seu servidor, e ter os produtos de software pautados na segurança mais eficientes do mercado.

 

2- Pouca memória RAM e CPU

A CPU é um componente indispensável na hora de conferir a velocidade de um servidor. Ela, unida à memória, gerenciam os diversos recursos do sistema e executam todas as aplicações.

 

Por isso, preste atenção na memória RAM do seu servidor, pois ela é essencial para manter a agilidade da mesma (principalmente no caso de muitas tarefas serem executadas ao mesmo tempo).

 

Ampliar a memória RAM é uma ótima opção para que o servidor suporte todas as aplicações da melhor forma possível.

 

Além disso, o CPU é extremamente importante para garantir a agilidade do servidor, pois uma CPU com sobrecarga pode deixar o banco de dados mais lento e ineficiente.

 

Investir na atualização da CPU aumentará a potência dela para executar atividades e operações. Quanto maior a sua performance, menos lentidão ela terá.

 

3- Problemas no HD

Componentes do hardware podem ser um dos responsáveis por mudanças não identificadas na performance dos servidores.

 

Por utilizar partes mecânicas móveis e processos eletromagnéticos para a gravação e a leitura dos dados, os discos rígidos dos servidores estão sujeitos a apresentar falhas, que podem causar a queda da performance no servidor.

 

4- Hard disks dos servidores cheios

Para manter a melhor performance nos servidores, os hard disks devem estar com espaço livre suficiente de armazenamento.

 

Um servidor com bom funcionamento deve ter seus hard disks ou matrizes de armazenamento (RAID) com pelo menos 20% de espaço livre em disco. Um servidor com 90% da capacidade de armazenamento ocupada, por exemplo, nunca irá apresentar o melhor desempenho.

 

5- Processador inadequado

O processador pode ser inadequado para a demanda do servidor, não conseguindo suportá-lo. Isso faz com que o feedback seja mais demorado, e por conta disso, há maior lentidão na máquina.

 

Nesse caso, a troca ou a otimização do processador é uma alternativa para solucionar a lentidão no servidor.

 

6- Software utilizado

Às vezes, o problema não está necessariamente na máquina em si. O servidor pode estar sendo afetado por algum software específico que está ineficiente, por isso, não podemos descartar essa hipótese.

 

Observe se o seu servidor está rodando normalmente todos os programas. Pode ser que um deles apresenta problemas, e este está afetando todo o sistema como um todo.

 

Nesse caso, faça uma avaliação se esse programa é primordial na sua empresa ou não é, e pense em programas alternativos para deixar a sua rotina organizacional mais eficiente.

 

Dicas de como evitar a lentidão em servidores

Após conferir todas essas informações que podem estar causando a lentidão em servidores, separamos algumas dicas para evitar que o servidor fique lento e que possam melhorar o desempenho do seu servidor.

 

Antivírus

A primeira dica é proteger os seus servidores com antivírus. Como dito acima, malwares podem ser a causa de lentidão no sistema do servidor (mas esse é apenas um dos problemas que pode haver se o seu servidor realmente estiver com um malware).

 

Configuração do Hardware

Uma boa configuração de hardware com uma capacidade ampla de armazenamento e disco rígido, além de um bom processador pode ser um grande aliado para combater a lentidão dos servidores.

 

Atualizações

As atualizações dos servidores são importantes para garantir a performance da máquina. Programas em suas versões iniciais e ultrapassadas podem gerar a lentidão no sistema.

 

Climatização correta do ambiente

Para manter o servidor em funcionamento sem lentidão, também é preciso evitar o superaquecimento da máquina. Por isso, é importante investir na infraestrutura de acomodação do servidor com um bom sistema de refrigeração externa.

 

Manutenção em dia

A última dica (e uma das mais importantes) para manter o servidor com um alto desempenho e livre da lentidão que compromete a produtividade da empresa é investir na manutenção do servidor.

 

Nisso, a InforPró é especialista! Nossos profissionais são habilitados para diagnosticar problemas e sugerir upgrades que fazem com que a performance do seu servidor seja a melhor possível e livre de lentidão!

 

Além de realizar manutenções e upgrades, temos os melhores serviços de garantia do mercado para os nossos servidores: o Server Protect e a Garantia Pró!

 

Para conhecer mais sobre o Server Protect, clique aqui. E, se quiser saber mais sobre a Garantia Pró, também é só clicar aqui.

 

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Se você faz apenas manutenções corretivas nos seus servidores, pare agora mesmo!

É possível fazer manutenção com o servidor em funcionamento?

Uma garantia para o seu servidor faz toda a diferença!

Como fazer com que o seu servidor não tenha uma parada brusca

Servidor: qual tipo escolher para minha empresa?

 

Server Protect


O Server Protect é a garantia extra para Servidores e Parques de TI da InforPró que traz ao TI uma tranquilidade difícil de ser imaginada.